Publicado em: 29 de março de 2018
Manter a esperança até o fim

Para: Quinta-feira, 29 de março de 2018

Texto: Hebreus 10.20-25

“Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.” (Hb 10.23)

Dizem que a vida é como uma corrida de longa distância. Os corredores de maratona, no início da corrida, têm bastante energia e poderiam dar até mais rapidez na corrida. Mas eles sabem que não basta começar bem. É preciso terminar bem.

Na vida cristã, muitas pessoas desistem ao longo da jornada. Os motivos são os mais variados, mas o resultado é sempre o mesmo. Eles não levam a vida de fé até o fim. Perdem a esperança. E, com isso, perdem tudo.

Por vezes não nos damos conta do valor da esperança. Um doente que não tem esperança de dias melhores tem menos chance de se recuperar no tratamento. Um aluno que não tem esperança de passar de ano, pode perder o ânimo e desistir de estudar. Muita gente desiste de seus sonhos porque não tem esperança de alcançá-los. O contrário de esperança é desespero. O desespero leva ao fracasso.

2Deus sabe que precisamos de esperança. Para nos dar esperança, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Ele enfrentou as tentações que nós enfrentamos. Ele enfrentou até mesmo a morte. E Jesus venceu. Ele ressuscitou. Na ressurreição de Jesus encontramos esperança para nossa vida. Nada pode nos vencer se estamos com Jesus.

O autor da Carta aos Hebreus, no capítulo 10, versículo 23, disse: “Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.” Ele dá esse conselho porque observou que na Igreja, muitas pessoas estavam abandonando a vida comunitária. Com isso estavam colocando em risco sua salvação eterna com Deus. E isso ainda acontece. Muitos abandonam a vida de sua Igreja e com isso acabam perdendo a fé e a esperança.

Que bom este conselho que a Bíblia nos dá! Não basta começar bem. É preciso terminar bem. Para isso devemos manter a esperança.

Oremos: Amado Pai celestial, ajuda-me a viver firme na fé até o fim. Ajuda-me para que eu não perca a esperança. Em nome de Jesus. Amém.