Publicado em: 07 de agosto de 2017
É preciso abandonar

Para: Segunda-feira, 7 de agosto 2017

Texto: Efésios 4.17-24

“Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.” (Ef 4.22)

Na vida aprendemos que muitas vezes precisamos abandonar algumas coisas para crescermos. Abandonamos a mamadeira e começamos a mastigar alimentos sólidos. Deixamos para trás as fraldas e aprendemos a controlar as idas ao banheiro. Nem sempre é fácil, mas é necessário.

Na carta aos Efésios, capítulo 4, versículo 22, lemos: “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos”.

O apóstolo Paulo está falando de uma mudança radical que Jesus promove em nossa vida. Sem a fé em Cristo, vivemos perdidos, em escuridão, em ignorância sobre o que é a própria vida e sobre o Criador. E, na escuridão, nos tornamos teimosos por nos acharmos deuses de nosso próprio destino, autossuficientes e cheios de orgulho. Então, a vida se torna apenas uma viciante busca por satisfação, infrutífera, e por isso mesmo, incontrolável, gerando hábitos indecentes e vergonhosos.

O que Jesus faz conosco? Ele nos dá uma nova natureza, criada por Deus. Uma nova maneira de viver e agir, baseada não mais em nossa vontade de sermos felizes a qualquer custo. Porque, com sua morte na cruz por nós, reencontramos a alegria da vida, do alívio do perdão, da paz. Vivos de verdade, verdadeiramente livres e enxergando a existência e o mundo a partir da luz e não da escuridão, aprendemos a viver abandonando a velha natureza, vencendo desejos enganosos. Nessa luta e aprendizado, somos guiados pelo próprio Jesus que não nos deixa esquecer que, renovados por ele, deixamos para trás o desespero, o medo, a insegurança, pois fomos salvos de nós mesmos, por ele.

Oremos: Salvador Jesus, ajuda-nos a abandonar a cada dia a nossa velha natureza, lutando contra tudo o que nos afasta da verdadeira vida e alegria que temos contigo. Amém.