Publicado em: 08 de março de 2018
Deus não nos deixa sozinhos

Para: Quinta-feira, 08 de março de 2018

Texto: Gênesis 2. 18-23

“Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos.” (Gn 2.23)

A solidão é um dos piores problemas para o ser humano. Mesmo havendo algumas exceções, dificilmente alguém consegue viver sozinho. Ainda que o faça e encontre na natureza algo que amenize sua solidão, o individuo não se realiza.

Deus viu isso em Adão e, por amor, providenciou-lhe quem o completasse e lhe fizesse companhia. Ele fez a mulher e entregou a ele. A felicidade e realização pessoal na companhia de Eva ficaram estampadas no rosto de Adão e o fez expressar sua satisfação dizendo: “Agora sim!” (Gn 2.23).

Infelizmente, viver na  companhia de outros não é algo naturalmente prazeroso e fácil. O pecado deturpou as relações entre as pessoas, também  entre o casal. O egoísmo, o orgulho e outros sentimentos tornaram-se a base de incompreensões, desentendimentos, discórdias, brigas e homicídios.

Importa olharmos novamente para o projeto de Deus que uniu homem e mulher em casamento para que, mesmo que imperfeitamente, sejam felizes e convivam em harmonia. Pois ali Deus mostra que ele não nos deixa sozinhos. Nas dificuldades  para o convívio, lembremo-nos sempre que Deus veio ao mundo para fazer-nos companhia. “Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus” (Gl 4.4-5).

Em Cristo encontramos acolhida, companhia divina, perdão dos pecados, vida e salvação. Nele também recebemos força para tornarmos a vida em companhia de outros sempre significativa e harmoniosa, começando no lar. Pense nisso!

Oremos: Deus amado, nosso Pai celestial, obrigado por nunca me deixares só. Guarda-me firme na fé em Cristo, a fim de entrar em tua eterna companhia no céu. Em nome de Jesus. Amém.