Publicado em: 11 de agosto de 2017
Com vontade de morrer

Para: Sexta-feira, 11 de agosto 2017

Texto: 1 Reis 19.1-8

“Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.” (1Rs 19.4).

Elias, profeta de Deus, com medo, fugindo de quem queria matá-lo, orou: “Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (1Rs 19.4).

Sim, há momentos na vida em que queremos que o sofrimento acabe de uma vez. Nesses momentos, a dor é tão grande que não conseguimos enxergar no dia seguinte nem uma pequena possibilidade de melhora em nossa situação. É como se a vida já não pudesse oferecer alegria ou esperança.

Com Jesus, inclusive, até reconhecemos que “viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fp 1.21). Mas também confiamos que Deus é o doador da vida. Só ele pode dá-la, só ele pode tirá-la. Por isso, nosso grito de “acaba agora com a minha vida” é um pedido de ajuda.

Deus ouviu Elias. E enviou um mensageiro, um anjo, que o alimentou e animou. Elias é tocado duas vezes pelo anjo. Incrivelmente, esse ser celestial encosta, toca fisicamente, no profeta. Deus, paciente e carinhoso, toca Elias, dá a ele tempo, um lugar seguro para descansar, e, por fim, fala com ele, mostrando-lhe que é preciso continuar caminhando.

Nos nossos dias de desesperança, Deus ouvirá nosso pedido de ajuda. Ele nos tocará através de mensageiros, outros cristãos, e falará conosco em sua Palavra. Hoje, ele está falando através de Elias para nós. Ele, hoje, está nos fazendo relembrar de que ele oferece vida em seu Filho Jesus, Deus encarnado, que tocou em cada um de nós com seu amor. Ele, hoje, oferece descanso, e pacientemente ouve nosso lamento para, por fim, nos dizer que ele cuidará de nós. Hoje, ele traz esperança ao nosso coração abatido, lembrando-nos de que o seu amor e sua bondade são novos a cada manhã. E, assim, nos mostrando que é preciso continuar caminhando. Ele nos acompanhará.

Oremos: Senhor, dá-me a alegria da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.