Publicado em: 19 de fevereiro de 2018
Ajuda na aflição

Para: Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Texto: Salmo 4.1-5

“O Senhor me ouve quando eu o chamo.” (Sl 4.3)

 

O que fazer quando aflições e angústias perturbam o nosso sossego e nos fazem infelizes? No Salmo 4, e também em muitos outros, o rei e salmista Davi se dirige a Deus, busca respostas e socorro ao orar: “Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!” Ele também reconhece que já foi socorrido no passado, quando diz: “Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste” (Sl 4.1).

Entre os motivos dos seus sofrimentos, Davi cita homens poderosos que amavam o que não tem valor e andavam atrás de falsidades, e que o insultavam. Porém, na confiança do amparo divino, ele repreende os seus adversários com estas palavras: “Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência” (Sl 4.4).

Várias podem ser as causas das nossas aflições. Sofremos por culpa própria, ou pelos erros dos outros, ou por circunstâncias adversas. Mas somos sempre lembrados de que tudo coopera para o nosso bem (Rm 8.28) e que “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Sl 46.1).

Jesus, o Filho de Deus, nosso Salvador, continua convidando a todos: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Ir a Jesus, confiar nele, entregar-lhe o comando da nossa vida, é a melhor solução para todos os nossos problemas. Façamos isso!

Oremos: Senhor Deus, como Davi no seu tempo, também nós, hoje, somos perturbados pelas mais variadas angústias e aflições. Rogamos que ouças as nossas orações e nos socorras em nossas tribulações. Que a nossa maior alegria seja o perdão de Jesus e o seu amor por nós. Amém.