Publicado em: 03 de janeiro de 2021
Crescer é preciso

Para: domingo, 3 de janeiro de 2021
Texto: Lucas 2.40-52 

“Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (Lc 2.52)

Uma das grandes preocupações dos pais é, sem dúvida, a sobrevivência material de seus filhos. Um grande percentual de pais trabalha muito, por vezes até excessivamente, para prover uma condição material pelo menos razoável para seus descendentes. Além dessa providência, muitos pais acompanham os seus filhos na sua caminhada, amparando e ajudando, para que aconteça o crescimento material. É uma prática, certamente, importante e louvável, mas apenas parcial, se não for acompanhada de cuidados no crescimento de outros aspectos que compõem a vida humana. 

O texto bíblico do Evangelho de Lucas nos apresenta Jesus como uma criança e nos mostra também pais numa atitude de preocupação e cuidado. Depois de idas e vindas, Jesus é encontrado num dos pátios do Templo, ouvindo e debatendo com os mestres da lei. Conforme o texto, todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava (Lc 2.47). Vemos, pois, que Jesus crescia, mas a ênfase é dada no seu crescimento em sabedoria: “Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele” (Lc 2.52). É claro que Jesus era Deus, mas como homem, leu e estudou as Escrituras e, tudo leva a crer, que deve ter meditado longos períodos a respeito de seus ensinamentos, possivelmente conversado com seus pais, para alcançar o entendimento e a sabedoria. 

Então, que todos nós busquemos o crescimento, mas, acima de tudo, o crescimento que realmente vale a pena e que fará a real diferença em nossa trajetória humana. O correto entendimento e sabedoria se encontram na Bíblia, a Palavra de Deus. Por isso é tão importante estudá-la, meditar sobre seus ensinamentos e assim permitir que Deus nos faça crescer. 

Oremos: Querido Pai, que também nós saibamos aproveitar as oportunidades e assim buscar o crescimento em entendimento e sabedoria. Em nome de Jesus. Amém.