Publicado em: 14 de dezembro de 2023
Voltando para casa

Para: quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Salmo 126

“De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” (Sl 126.3) 

Voltar para casa! Tem melhor notícia do que essa? Por mais que seja bom passear, viajar e trabalhar em outro lugar, voltar para a nossa casa e reencontrar as pessoas que amamos, e até mesmo voltar para as nossas coisas, tem um valor muito grande. No entanto, se o que nos separou de casa foi um exílio, uma aventura como a do filho pródigo na parábola de Jesus, uma internação no hospital ou uma outra situação não desejada, voltar para casa significa muito mais. 

Esse é o contexto do Salmo 126: “Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando” (Sl 126.1). Estar em casa novamente não era um sonho, mas uma realidade, uma grande alegria, um fato. O povo não voltou por sorte ou por coincidência, mas por causa do Senhor. Foi ele quem trouxera de volta o seu povo. 

autor do salmo revela que a reconhecida ação de Deus produz uma reação no ser humanoDe fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3). O versículo começa com a expressão “de fato”. Fato significa que algo está acabado, concluído, realizado. É semelhante ao que Jesus disse na cruz: “Está consumado”. Já fiz a minha parte, disse o Salvador. “Cumpri com a salvação que estava planejada junto ao Criador.  

Existe um reconhecimento da força e do amor de Deus e das ações que realizou pelo seu povo. Em outras palavras, estamos felizes, pois o Senhor realmente realizou muito mais do que era necessário para esta volta para casa. 

Alegria. Felicidade. Festa. Satisfação. Assim é a vida ao voltar para casa.  Assim o Pai Amoroso recebeu o seu filho pródigo. Assim deveria ser o nosso dia a dia porque grandes coisas fez o Senhor por nós. 

Oremos: Deus amado, permite-me viver agradecido pela tua ação na minha vida. Coloca sorriso no meu rosto e alegria na minha alma por tudo o que tenho e o que sou. Em nome de Jesus. Amém.