Publicado em: 13 de abril de 2018
Vira-casaca a serviço de Deus

Para: Sexta-feira, 13 de abril de 2018

Texto: Atos 9.1-19

“Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.” (At 9.15-16)

Saulo estava intoxicado de ódio aos cristãos. Ele havia aprendido sobre a lei de Moisés e a tradição dos profetas nas melhores escolas e estava orgulhoso de perseguir aqueles que seguiam um tal de Jesus. Apoiado pelo Grande Sacerdote, Saulo levava cartas de autorização para fazer uma grande caçada aos cristãos da cidade de Damasco e assim levá-los presos a Jerusalém. Mas Jesus revelou-se a Saulo, que passou de perseguidor a perseguido.

Não se tratava de uma alucinação pois os que viajavam juntos ficaram sem poder dizer ou fazer nada. Também ouviram a voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (At 9.4). Mas não viram ninguém. Saulo foi levado a Damasco e ficou três dias sem poder ver. Até que veio um desconfiado Ananias. Desconfiado pois conhecia a fama de Saulo e as maldades que fazia com os cristãos. Mas Deus dissera a Ananias: “Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim” (At 9.15).

Deus poderia ter optado por um caminho mais simples na hora de escolher os seus líderes. Talvez fosse melhor escolher outro discípulo com menor protagonismo, algum simpatizante da mensagem de Jesus ou alguém que recebesse um milagre. Mas Deus é Deus e tem uma maneira diferente de escolher os seus filhos para tarefas especiais. Foi justamente o inimigo Saulo que recebe a graça de Deus, que começa a ver Jesus de uma maneira diferente e passa a falar de Jesus para uma plateia desconfiada de que fosse uma nova estratégia de perseguição.

Um Saulo que é transformado em Paulo, o grande missionário da Igreja e escritor de algumas das cartas que formam o Novo Testamento. Deus segue sendo muito criativo na hora de escolher os seus instrumentos. Tudo por graça e porque sabe o que é o melhor na vida.

 

Oremos: Deus, escolheste Saulo para uma grande tarefa. Utiliza meus dons onde sejam necessários, segundo a tua santa e sábia vontade. Amém.