Publicado em: 14 de abril de 2018
SDG, Soli Deo Gloria

Para: Sábado, 14 de abril de 2018

Texto: Apocalipse 5.8-14

“Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!” (Ap 5.13)

Quando analisamos e comparamos as distintas religiões, vemos somente duas categorias. A religião onde o ser humano conquista algo a partir do seu esforço e a religião onde Deus se esforça.

Em momentos de despedida de um ser querido, muitos são os elogios: “Era tão bonzinho, não fazia mal para ninguém”. Essa é a tendência da religião natural do ser humano, que busca contar méritos através do seu esforço e das suas obras.

A Bíblia, no entanto, mostra outra perspectiva. Revela uma triste realidade onde todos nós, mesmo com as melhores intenções, não chegamos a conquistar nada espiritualmente. Deus, por seu lado, trabalha, se esforça e se sacrifica para completar a justiça e dar-nos o perdão.

A visão do livro de Apocalipse que nos revela o apóstolo João diz: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre!” (Ap 5.13). Diante da nossa limitação para cumprir os mandamentos e por sermos indignos desde a queda em pecado, Deus teve que atuar enviando o seu Filho como Cordeiro para ser sacrificado, como no Antigo Testamento. Agora, o reconhecimento e as honras devem ser dados somente a ele.

Ao final de quase todas as partituras escritas por Johann Sebastian Bach, o famoso músico luterano, está incluída a sigla “SDG”, que em latim significava “Soli Deo Gloria”. Ele e outros músicos reconheciam que o trabalho realizado na composição de uma obra de arte se devia a Deus, aos talentos que ele tinha depositado nos seus filhos. A Deus seja dada toda a glória!

Que bonito é viver a vida nesta perspectiva: Soli Deo Gloria. Reconhecer que por trás de tudo o que fazemos está a mão de Deus. Que a honra seja dada a ele, tanto na obra da nossa salvação quanto em nossa vida.

Oremos: Amado Pai, a ti dedicamos tudo o que somos e temos. Obrigado por tudo, porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.