Publicado em: 06 de maio de 2018
Quem é que vence o mundo?

Para: Domingo, 6 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: João 16.23-33

“No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo 16.33)

Parece que não existe uma só pessoa que não tenha grandes e complicados desafios. As famílias sofrem por isso. Há muitos desafios. São doenças, brigas e desentendimentos, desemprego, insegurança. Para onde correr?

Na sua Palavra, Jesus nos avisa que isso faz parte da vida aqui. O sofrimento faz parte da vida de todos. Estar no mundo é um desafio cada vez maior. Talvez por isso muitas pessoas estejam abreviando a vida, infelizmente, tentando fugir desses problemas.

Jesus então, em um texto que fala da alegria e da tristeza, nos ajuda a enfrentar isso tudo. Como? Dizendo quem pode vencer o mundo! Nós somos muito limitados. Em alguns momentos da vida enfrentamos grandes dificuldades e não nos abatemos. Em outros, sentimos muito com o menor dos problemas. Somos instáveis diante de situações difíceis. Por isso, confiar em nós mesmos é um risco muito grande, para não dizer que é uma aposta errada.

Jesus nos alerta dizendo: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 6.33). Jesus está nos aconselhando para aquele momento mais complicado. Ele está em nosso ouvido dizendo: “Ei, você, está com problemas? Está difícil? Vamos lá, eu venci isso tudo por você”. Mas Jesus não diz isso apenas de longe. Ele participa! Sim, o próprio Jesus disse: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Jesus não nos abandona. E além de estar conosco, ele afirma que os que estão unidos com ele têm paz. Uma paz que o mundo não dá, mas apenas temos nele e com ele. Jesus vence o mundo. Nossas dificuldades e problemas são exclusivos aqui deste mundo, mas não irão nos tirar da vida eterna. Ligados em Jesus pela fé, somos também nós mais do que vencedores.

Oremos: Senhor Jesus, preciso do teu cuidado. Sou fraco e pecador, embora muitas pessoas me vejam forte e vencedor. Acompanha-me em tudo como prometeste e torna-me, pela fé, um vencedor para a vida eterna. Amém.