Publicado em: 24 de janeiro de 2018
Quando Jesus fala

Para: Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Texto: Lucas 4.31-37

“Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora.” (Lc 4.36)

Espantadas ao verem Jesus expulsar o demônio de um homem, as pessoas se perguntaram: “Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora” (Lc 4.36). Mas as palavras não são uma fórmula mágica, de um “tipo” diferente. O que faz a diferença é quem está falando: o próprio “Santo que Deus enviou”.

Jesus nos espanta porque sabemos o quanto as nossas palavras não têm autoridade e poder. Postamos lindas mensagens nas redes sociais e poucos as curtem. Escrevemos belas poesias que são admiradas por muitos, mas que não mudam a realidade. Se ordenamos que o vento pare, nada ocorre. Se mandamos que a corrupção desapareça, parecemos malucos gritando ao vento. Mas quando Jesus fala, tudo é diferente.

Quando Jesus fala, Deus fala. Quando Jesus fala, os anjos obedecem, os demônios tremem, os seres humanos se espantam. Quando Jesus fala, ele desfaz as máscaras que vestimos em nossos discursos vazios sobre paz e amor. Quando Jesus fala, ele não filosofa sobre a possibilidade, ou impossibilidade, de nós melhorarmos e construirmos uma sociedade perfeita. Quando Jesus fala, mesmo que o mundo não dê ouvidos, a sua palavra não volta vazia. Quando Jesus fala, nosso coração cansado da impotência por causa da nossa imperfeição e pecados encontra descanso. Quando Jesus fala, o Espírito Santo nos relembra de que não estamos sozinhos. Quando Jesus fala sobre um novo céu e nova terra, ele está preparando um lugar para nós na casa do Pai.

Por mais que você não se sinta ouvido, por mais que suas palavras pareçam sem poder aqui, Jesus diz que o Pai nos ouve! Quando, na cruz, Jesus diz: “Está tudo completado!”, ele é o Santo de Deus morrendo pelos pecadores. E nós, espantados, ouvimos alegres a voz da salvação, cheia de autoridade e poder.

 

Oremos: Jesus, faze-nos ouvir sempre de novo a tua palavra. Amém.