Publicado em: 01 de dezembro de 2017
Promessa e expectativa

Para: Sexta-feira, 01 de dezembro de 2017

Texto: Jeremias 33.14-16

“O Senhor disse ainda: — Está chegando o tempo em que vou cumprir a promessa que fiz ao povo de Israel e de Judá.” (Jr 33.14)

Certamente você já viveu muitas expectativas ao longo da sua vida. Algumas podem ter sido boas, como a expectativa de receber uma visita de alguém especial ou a expectativa de chegarem as tão sonhadas férias. Mas há expectativas que podem ter sido cercadas de preocupações, como a espera por um exame que pode detectar uma doença.

Naturalmente a vida humana é cercada de esperas e expectativas. E com o povo de Deus não foi diferente. Muitas promessas foram feitas e muitas expectativas foram criadas. Mas, sem sombra de dúvidas, a grande promessa e a grande expectativa sempre estiveram relacionadas à chegada de um salvador. Um exemplo disso é o que Deus diz em Jeremias 33.14: “O Senhor disse ainda: — Está chegando o tempo em que vou cumprir a promessa que fiz ao povo de Israel e de Judá”. E qual promessa era esta? Da chegada do salvador, de alguém que traria salvação para todas as pessoas.

O Natal que mais uma vez se aproxima é a lembrança de que Deus cumpriu a sua promessa. A espera acabou. Jesus nascendo é o cumprimento de salvação. Essa promessa de salvação teve seu ponto alto exatamente na morte e ressurreição de Jesus, pelas quais há garantia de perdão e nova vida para qualquer pessoa.

Essa promessa de salvação que foi cumprida em Jesus também é para nós todos. Deus tem grande amor por nós. Deus quer cuidar das nossas expectativas quanto à saúde, ao emprego, à família, aos filhos. Deus quer nos perdoar, transformar e nos dar uma nova vida. Afinal, ele é o enviado de Deus para salvação e transformação.

Oremos: Senhor, obrigado por teres cumprido a promessa de salvação. Ensina-me a crer em Jesus como salvador e a entregar a ele todas as expectativas da minha vida. Por teu amor. Amém.