Publicado em: 29 de novembro de 2017
Precisa ou não precisa?

Para: Quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Texto: Lucas 19.28-40

“O Mestre precisa dele.” (Lc 19.34)

No primeiro ano de seus estudos teológicos, o pastor colocou na porta do seu quarto no seminário um desenho com uma imagem representando Jesus. No desenho constava uma frase, como se Jesus estivesse dizendo: “Eu preciso de ti”. Na segunda semana de aulas um dos professores bateu na porta e perguntou o que o estudante entendia com aquela frase “Eu preciso de ti”. E questionou: “Jesus realmente precisa de nós?”

No texto bíblico de Lucas 19, duas vezes está escrito algo parecido: “O Mestre precisa dele” (Lc 19.31,34). A história fala da recomendação que Jesus deu aos seus discípulos para ir a determinado povoado. Lá encontrariam um jumentinho que nunca havia sido montado e estaria amarrado. Jesus pediu que o desamarrassem e, se os donos perguntassem por que estavam fazendo isso, deveriam dizer: “O Mestre precisa dele”. Mas, será que Jesus realmente precisava daquele jumentinho?

É um grande mistério essa afirmação. Na verdade Jesus é verdadeiro Deus, e não precisa de nada e de ninguém. O contrário é uma grande verdade. Somos profundamente dependentes dele para termos paz, perdão, salvação e vida eterna. Então temos motivos para agradecer as palavras que o evangelista Lucas deixou registradas: “O Mestre precisa dele”. Que consolador! Deus na verdade não precisa de nós e nem daquilo que possuímos. Mas o interessante é que ele valoriza, tanto as nossas vidas, quanto tudo aquilo que ele empresta para vivermos. Em amor e graça ele nos convida a sermos seus cooperadores.

Oremos: Amado Jesus, que alegria depender de ti para ter uma vida melhor já neste mundo e principalmente na eternidade. Quero dizer até o fim “eu preciso de ti”, da tua mão estendida segurando a minha quando fraquejo, da tua presença certa quando o caminho é incerto, do teu perdão quando me sinto culpado. Amém.