Publicado em: 28 de julho de 2017
Pactos de salvação

Para: Sexta-feira, 28 de julho de 2017

Texto: Gênesis 9.8-17

“O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra.” (Gn 9.17)

A Bíblia registra várias alianças de Deus com a humanidade. São promessas e pactos de paz e bênçãos para todos os que o adoram e confiam nele.

Após o dilúvio, Deus prometeu a Noé que não castigaria mais o mundo daquela maneira. “Prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio”, disse Deus. Essa promessa foi selada com as palavras: “O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra” (Gn 9.17). O arco-íris, portanto, nos lembra da graciosa fidelidade de Deus através dos séculos.

A maior e mais importante promessa de Deus, porém, é a que se refere à vinda do Messias Salvador, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele nasceu há dois mil anos e veio para buscar e salvar quem está perdido. O apóstolo Paulo, maravilhado, explica: “Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura” (Ef 1.7,8).

É bom saber da aliança do arco-íris e relembrar a misericórdia de Deus. Mas é muito melhor, e sim, indispensável, saber e crer que Deus, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. Isso significa que “Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus” (2Co 5.21).

A promessa do perdão e do amor de Deus em Cristo para nós, permanecem a cada momento, para que tenhamos vida.

Oremos: Senhor, tu és Deus fiel, Deus de promessas e alianças cumpridas, e de outras tantas ainda a cumprirem-se. Concede que a aliança da cruz, o sacrifício de Cristo, nos seja, pela fé, garantia de perdão, salvação e vida eterna. Obrigado por teu amor e misericórdia. Em nome de Jesus. Amém.