Publicado em: 21 de julho de 2017
O amigo que cuida

Para: Sexta-feira, 21 de julho de 2017

Texto: Jeremias 23.1-6

“Eu lhes darei líderes que cuidarão deles. Não ficarão mais com medo, nem apavorados, e nenhum deles se perderá. Eu, o Senhor, estou falando.” (Jr 23.4)

Jeremias tinha uma tarefa árdua: apontar os erros e o afastamento de Deus por parte do povo e, em especial, dos líderes. As autoridades não se preocupavam com a segurança, a justiça e a espiritualidade. E, por isso, a nação de Israel começou a desmoronar: crenças foram adotadas contrárias à fé no Deus único; a corrupção e as injustiças eram evidentes, não dando assim segurança para os mais pobres. Como consequência, o povo foi dominado por nações estrangeiras e os hebreus foram espalhados pelo mundo.

Mas Deus anuncia uma mensagem de esperança: “Eu lhes darei líderes que cuidarão deles. Não ficarão mais com medo, nem apavorados, e nenhum deles se perderá. Eu, o Senhor, estou falando” (Jr 23.4). O povo será novamente reunido, voltará para sua pátria e será uma nação forte. Não precisará mais ter medo, nem ficar apavorado, pois Deus providenciará líderes justos e sábios, que permitirão que os seus filhos vivam em paz para sempre.

Essa promessa se cumpriu em Jesus, que veio para ser o nosso mestre, guia e amigo. Aquele que pode proporcionar, aos que nele confiam e o seguem, a paz que o mundo não pode oferecer. Em Jesus, Deus quer que seu povo se sinta em casa, seguro e amparado.

Tendo Jesus como nosso líder maior, podemos viver neste mundo na certeza de que ele estará sempre conosco e nos conduzirá seguros para a nossa pátria celeste. Mas isso também nos capacita e motiva a buscar os melhores líderes terrenos para a nossa orientação espiritual e para a condução do nosso país.

Oremos: Senhor Deus, aumenta a minha fé para que eu nunca me esqueça de ti e sempre reconheça a minha dependência do teu cuidado. Concede para a tua igreja e para a nossa pátria líderes zelosos e que tenham sido tocados pelo teu amor. Permaneça sempre ao meu lado em todas as situações. Em nome de Jesus. Amém.