Publicado em: 24 de setembro de 2017
Molde pronto

Para: Domingo, 24 de setembro de 2017

Texto: Marcos 9.33-37

 “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.” (Mc 9.35)

Numa visita a uma senhora, o pastor viu algumas roupas muito bonitas. Não sabia que ela costurava tão bem e perguntou se havia sido difícil aprender. “Nem tanto”, disse ela. “Fiz alguns cursos, mas algumas revistas de moda já são vendidas com moldes prontos”, explicou. De repente, a neta daquela senhora veio chorando: “Vó, esse pano não serve. Não dá certo!” A avó perguntou: “O que é que tem o pano?” A menina estava aprendendo a costurar e o vestido não serviu. Estava apertado e torto. Ao olhar a “obra-prima” da neta, disse-lhe: “Querida, o problema não está no tecido. Você é que não seguiu o molde. Vou lhe ajudar a consertar isso”.

Os discípulos de Jesus estavam discutindo entre eles sobre quem era o mais importante. Discussões assim acontecem com certa frequência em muitas famílias ou grupos de pessoas. O ser humano tem a facilidade e a tendência de querer estar num lugar de destaque e ser o mais importante.

Jesus perguntou a eles sobre o que discutiam no caminho mas, com vergonha, não responderam. E não precisou. Deus sabe de todas as coisas, em todo o tempo. E aí ele deu um “molde pronto” aos seus discípulos: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (Mc 9.35). E, em um outro texto bíblico Jesus completou: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mt 20.28).

Nossa vida de serviço por vezes é imperfeita. Então somos convidados a olhar para o exemplo de Jesus. Ele veio nos servir, dando sua vida para salvar muita gente. Isso nos inclui e faz toda a diferença. Isso nos motiva a servir.

Oremos: Senhor, temos dificuldades em fazer o que te agrada. Pedimos perdão pela mania de querermos ser os mais importantes. Ensina-nos, novamente, a seguir o teu exemplo de servir. Conserta o que está errado. Em nome de Jesus. Amém.