Publicado em: 12 de abril de 2018
Manhééé!

Para: Quinta-feira, 12 de abril de 2018

Texto: Salmo 30.6-12

“Ó Senhor Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas. Depois tu te escondeste de mim, e eu fiquei com medo.” (Sl 30.7)

Em outros tempos, era costume brincar na rua com os amigos. E muitas coisas podiam acontecer. Cair, brigar, machucar-se. Especialmente os menores reagiam voltando para casa, chorando e dizendo: “Manhééé…”, chamando a atenção da mãe. É uma reação bem humana. Mas às vezes a mãe estava longe ou fazendo outra coisa e não podia dar atenção. O que fazer? Lavar o rosto e voltar a brincar com os amigos. Mas, pelo menos, a criança foi buscar ajuda, sabendo que a mãe estava por perto, e era como uma “fortaleza nas montanhas” (Sl 30.7).

Diante de Deus somos como crianças. Precisamos da sua presença e do seu auxílio. Temos necessidades e por mais que tentemos caminhar sozinhos, é importante saber que temos alguém que é bom para nós, que nos protege como uma “fortaleza nas montanhas”.

A Bíblia é como um diário de Deus que mostra como ele foi bom para nós. Explica a origem da casa maior onde vivemos, mostrando um Deus Criador, inteligente e poderoso. Até hoje nos maravilhamos com a sua criação. Depois, relata como Deus foi bom para o seu povo. Com milagres e coisas extraordinárias protegeu Israel e o preparou para algo especial: o nascimento do Salvador prometido.

E Deus foi tão bom que resolveu o principal problema do ser humano: a queda em pecado e a impossibilidade de viver por sua conta no paraíso preparado pelo Criador. Ele enviou seu perfeito Filho para sofrer pela imperfeição da humanidade, mostrando-nos a sua bondade.

E agora, Deus segue sendo bom e, pelo seu Espírito Santo, fortalece nossa fé por meio da sua Palavra e continua nos acompanhando nas pegadas da fé. Em momentos de provas, dificuldades e perseguição, ele nos anima e está ao nosso lado como “fortaleza nas montanhas” porque ele é sempre bom.

Oremos: Pai e Senhor, fortalece a minha fé e ajuda-me a sentir-me em uma “fortaleza nas montanhas”. Cuida de mim em nome de Jesus. Amém.