Publicado em: 02 de janeiro de 2018
Filhos de Deus pela fé em Jesus

Para: Terça-feira, 02 de janeiro de 2018

Texto: Gálatas 3.23-29

“Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.” (Gl 3.26)

Jesus ensinou seus discípulos a chamarem Deus de Pai, ao contrário da prática da época, que exigia uma série de títulos para a invocação do nome de Deus. Dos lábios do Salvador brota uma mais familiar e íntima expressão: “Pai”.

O apóstolo Paulo escreve sua carta aos gálatas para lhes garantir que eles são filhos de Deus e que eles podem também chamar Deus de Pai. Ele escreveu: “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus” (Gl 3.26).

O apóstolo Paulo precisou corrigir um erro bem comum das pessoas. Elas pensam que, para serem filhos de Deus e chamá-lo de Pai, é preciso fazer algo segundo a lei divina. Não! Pela fé em Jesus é que se é filho de Deus. Não é pelo que se faz que alguém é um filho, mas pelo que Deus faz na vida de alguém através do batismo.

A palavra de Deus também não dá sentido à expressão Pai, baseada em padrões humanos. Ou seja, não podemos olhar para Deus baseados em experiências com pais terrenos. Não é essa a intenção de Jesus. Muitos filhos podem não ter um pai, ou então não tiveram experiências boas com seus pais terrenos.

O que Jesus diz ao chamar Deus de Pai, é que Deus quer um relacionamento íntimo com seus filhos, que ele não está distante, mas presente na vida das pessoas. Ele é um Deus que vai além do que se espera de um pai humano, pois ao invés de reagir com ira e punição, sua obra própria é ir ao encontro dos seus filhos para os abraçar compassivamente e responder a eles com amor.

Somos de Cristo, nosso único bom e perfeito Pai. Com ele segurando as nossas mãos, podemos seguir confiantes e seguros. Ele é o nosso companheiro e guia.

Oremos: Pai, graças te rendemos por sermos teus filhos e podermos clamar por tua presença em nossa vida te chamando de Pai. Perdoa-nos por sermos filhos desobedientes e ajuda-nos a caminhar nesta vida que tu nos dás. Em nome de Jesus. Amém.