Publicado em: 27 de outubro de 2017
Exílio interno

Para: Sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Texto: Jeremias 31.7-9

“O Senhor diz: “Cantem de alegria por causa de Israel, a maior de todas as nações. Cantem este hino de louvor: ‘O Senhor salvou o seu povo, ele livrou o resto do povo de Israel’.” (Jr 31.7)

Quando um soldado retorna para junto de sua família, após servir o exército do seu país em solo estrangeiro, dá-se um reencontro cheio de emoção, num misto de choro e risos de alegria. Quando o pai ou a mãe voltam ao lar após um dia de árduo trabalho, certamente é motivo de festa aos pequenos filhos que tiveram de permanecer em casa. O regresso de um familiar enfermo depois de meses hospitalizado, com certeza despertará contentamento e gratidão a Deus no coração dos seus parentes.

O capítulo 31 do livro de Jeremias refere-se ao retorno de um povo inteiro que fora deportado e escravizado, mas que agora seria trazido de volta à sua terra de origem. O povo estava triste. Então Deus envia uma mensagem falando de livramento e alegria. Jeremias escreveu que Deus disse: “Cantem de alegria por causa de Israel, a maior de todas as nações. Cantem este hino de louvor: ‘O Senhor salvou o seu povo, ele livrou o resto do povo de Israel’.” (Jr 31.7). O povo de Israel se rebelara contra as ordens de Deus e Jeremias lhe anunciara o juízo e exílio. O povo foi deportado e sofreu. Mas Deus não se esquecera deles e providenciaria salvação.

Essa ação redentora de Deus não se restringiu àquele povo. Não somos exilados, mas vivemos num mundo cheio de miséria, violência e de doenças, e muitas vezes quebramos nossa aliança com Deus, como o fez o povo de Israel. Temos, portanto, de clamar ao Senhor que nos tire desse exílio interno, nos agracie com o perdão de Jesus Cristo e pelo poder de seu Espírito nos conduza como um pai, por uma estrada plana que nos leva para a beira de águas correntes.

Oremos: Bondoso Deus, perdoa nossas desobediências e livra-nos das culpas. Adota-nos sempre de novo em teu projeto redentor. Dirige-nos e conserva-nos esperançosos do futuro contigo. Por Cristo Jesus. Amém.