Publicado em: 26 de novembro de 2017
Estando vigilantes

Para: Domingo, 26 de novembro de 2017

Texto: Marcos 13.33-37

“Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora.” (Mc 13.33)

Quando compramos alguma coisa que precisa ser entregue em nossa casa, nós geralmente nos programamos para receber a encomenda. Há algumas lojas, inclusive, que até agendam o horário de entrega da encomenda. Mas, mesmo assim, temos que ficar em casa aguardando a chegada do produto. Se tivéssemos a capacidade de prever o futuro, saberíamos a hora exata da chegada da encomenda, e não precisaríamos gastar um dia inteiro esperando, mas não temos essa habilidade, e precisamos aguardar.

Se coisas simples já exigem que estejamos de guarda, alertas, quanto mais coisas que Deus nos diz. O texto do evangelho de Marcos, no capítulo 13, a partir do versículo 33, mostra o fim do sermão profético que Jesus fez. Ao longo desse discurso ele fala sobre perseguições, guerras e rumores de guerras, ódio, a grande tribulação, sofrimento, a vinda do Filho do homem. Tudo isso são sinais, mas quando realmente todas essas coisas acontecerão, somente o Pai sabe. Jesus nos diz: “Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora” (Mc 13.33).

Quando lemos o capítulo 13 do evangelho de Marcos podemos ficar preocupados, pois não resta muita coisa para fazermos diante de todos esses avisos. Aliás, não temos capacidade para fazer nada diante dessas situações, mas Jesus não nos deixa sem alternativa. No final de seu sermão ele diz: “Fiquem atentos, vigiem e orem”. Vigiar aqui não é olhar o jornal todo dia e fazer uma lista de coisas que foram ditas por Cristo e já estão acontecendo, mas é ter fé na obra de Jesus e pedir que ele esteja ao nosso lado quando o momento chegar. Vigiar é estar atento e estar atento é estar em Cristo.

Oremos: Senhor Deus, querido Pai, não sabemos o dia nem a hora do fim, mas pedimos que fortaleças nossa fé a fim de que estejamos preparados. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.