Publicado em: 29 de dezembro de 2017
Deus dá a vitória

Para: Sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Texto: Isaías 30.15-17

“Fiquem tranquilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória.” (Is 30.15)

Viver sob constante ameaça não é uma experiência prazerosa. O profeta Isaías, que viveu cerca de 700 anos antes de Cristo, passou a sua vida sob as ameaças do poder assírio. Violento, esse povo veio sobre Judá e destruiu 46 cidades muradas, e levou 200.000 cativos. Apenas Jerusalém foi poupada.

Quando as pessoas se sentem ameaçadas, tentam se proteger de diversas maneiras. Nos tempos bíblicos pensava-se que o único jeito de escapar dos assírios era confiar na força dos cavalos. Deus, porém, através do seu profeta, disse que não havia para Judá outro meio de salvação a não ser confiar em Deus: “Fiquem tranquilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória” (Is 30.15). As pessoas deveriam abrir mão dos métodos incrédulos e dos pensamentos mundanos, e andar no caminho da fé. Os governantes de Judá, porém, não deram ouvidos à palavra de Deus. Preferiram confiar em cavalos a confiar em Deus. Essa confiança transformou-se em amarga desilusão.

Estamos a poucos dias de um ano novo. Muitas pessoas se perguntam: “Como será este novo ano? Será melhor ou pior do que este que se finda?” Muitos, movidos pelo orgulho e autoconfiança, buscam proteção recorrendo a métodos carnais e mundanos. Buscam a segurança no dinheiro, no prestígio e nas falsas crenças. O resultado disso será uma amarga desilusão e a condenação eterna. Deus, todavia, quer nos ajudar e em sua palavra ainda nos diz: “Confiem em mim, e eu lhes darei a vitória”. Crendo em Jesus como nosso Salvador ficaremos mais calmos, mais tranquilos diante das ameaças. Digamos com o salmista: “Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus” (Sl 20.7).

Oremos: Senhor, também tenho os meus medos diante do novo ano que se aproxima. Capacita-me a confiar mais em ti. Amém.