Publicado em: 27 de abril de 2018
Coisas puras

Para: Sexta, 27 de abril de 2018

Texto: Atos 11.1-18

“Então a voz falou de novo do céu: ‘Não chame de impuro aquilo que Deus purificou’.” (At 11.9)

Em muitas religiões há listas de coisas consideradas puras e impuras. Também entre os cristãos há pessoas que procuram se abster de determinadas comidas ou bebidas entendendo que, ao ingerir algo considerado impuro, estariam ofendendo a Deus. Porém, Jesus afirma no evangelho de Mateus 15.11, que não é o que entra pela boca que torna alguém impuro; mas o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.

O apóstolo Pedro teve dificuldades para compreender esta verdade. Deus precisou lhe mostrar três vezes uma mesma visão e dizer com todas as letras: “não chame de impuro aquilo que Deus purificou”, como lemos em Atos 11.9. No começo, alguns cristãos imaginaram que era preciso cumprir os rituais de purificação do Antigo Testamento e observar diversas regras. Porém, todas as regras e ritos da Antiga Aliança apontavam para a perfeição de Jesus Cristo. Jesus cumpriu tudo em nosso lugar. Ele não faz diferença entre coisas e pessoas puras ou impuras, pois tudo é purificado pelo sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus.

Todas as pessoas são impuras em seu estado espiritual, pois todos pecaram e estão afastados do único puro de verdade, Deus, o Senhor. Mas, pela fé em Jesus Cristo, somos declarados puros, pois o sangue de Jesus nos limpa de todo pecado. A fé que confia em Jesus nos dá a pureza de Cristo e nos liberta para vivermos em amor e gratidão, sem medo de se contaminar com pessoas ou comidas, pois aquele que purifica tudo e todos está conosco.

Oremos: Deus puro e santo, ajuda-me a viver a liberdade que vem da fé, tornando-me um agente de purificação, na medida em que compartilho a boa notícia da vida eterna através de Jesus Cristo, o salvador. Amém.