Publicado em: 06 de dezembro de 2017
Caminho preparado

Para: Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017

Texto: Lucas 3.1-14

“Preparem o caminho para o Senhor passar!” (Lc 3.4)

Segundo as Escrituras, João Batista vestia-se com peles de camelo. Sua alimentação não era de acordo com um cardápio refinado: comia mel silvestre e gafanhotos. O que vestia e comia contrariam as propagandas que vemos. Com seu desprendimento das coisas materiais, ele opõe-se ao consumismo dos nossos dias. Com humildade, insistia para que as pessoas repensassem o seu modo de viver: “Arrependam-se dos seus pecados” (Lc 3.3). Essas palavras parecem tão fora de moda quanto as roupas que usava.

No Antigo Testamento, quando um rei ia fazer uma visita, mandava antes representantes e mensageiros para prepararem o caminho e endireitar a estrada. Eles tiravam obstáculos e empecilhos do caminho. Enfim, ajeitavam tudo para uma passagem mais fácil possível.

Pensando nessa imagem é que João pede: “Preparem o caminho para o Senhor passar!” (Lc 3.4). Ele vai direto ao ponto: “Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados” (Lc 3.8). “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem” (Lc 3.11). João Batista desafia-nos a sermos mais humildes, menos egoístas e a repensarmos nosso consumismo.

O Natal que se aproxima é a lembrança maravilhosa de que o próprio Deus enviou seu Filho para que tivéssemos novamente acesso a ele. Jesus veio limpar a sujeira da estrada e tapar os “buracos” do pecado que nos afastavam do Senhor. Jesus é o próprio caminho, limpo e aplainado, que conduz ao Pai celeste e que nos faz viver uma vida de arrependimento.

Oremos: Senhor, muito obrigado por enviares pessoas para anunciar a tua Palavra, preparando os nossos corações para a chegada do Rei Jesus. Obrigado pela tua bondade sem limite, pela simplicidade e grandiosidade do teu amor. Em nome de Jesus, o caminho. Amém.