Publicado em: 05 de janeiro de 2018
Batizados na morte e na ressurreição

Para: Sexta-feira, 05 de janeiro de 2018

Texto: Romanos 6.1-11

“Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” (Rm 6.4)

Quando Deus criou os primeiros seres humanos, ele os colocou em cima de sua mão para cuidar deles. Por um gesto inexplicável, eles ouviram a voz do tentador e saltaram da mão do Criador. Eles tentaram tomar a vida em suas próprias mãos. A dúvida do cuidado do Pai faz de todo o ser humano um pecador. Essa é uma conta impagável diante de Deus.

Mas a vocação de Deus é encontrar o pecador e lhe vestir com a roupa da nova vida. Dar-lhe um recomeço, apesar do pecado. O batismo é um dos meios de que Deus se utiliza para cancelar a nossa dívida diante dele e nos dar uma nova vida. Diz o apóstolo Paulo: “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6.4).

Ao morrer na cruz, Jesus levou sobre si o nosso pecado. Quando ressuscitou, ele nos garantiu uma nova vida e o perdão. No batismo, somos como que colocados no túmulo de Jesus e depois ressuscitados para uma nova vida. Somos inocentes aos olhos de Deus e não seremos mais escravos do pecado.

Santos e restaurados, somos da família de Deus, pois recebemos a imagem de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. A nossa confiança nunca será perfeita, pois em nós permanece a condição de pecadores. Mas podemos estar certos de que Deus continuará fiel às suas promessas, garantindo-nos, pelo batismo, a paz eterna com ele e a possibilidade de harmonia em nossos relacionamentos na família e na sociedade, exercitando o perdão, o amor e a compaixão.

Oremos: Deus e Pai, graças te damos por Jesus Cristo ter morrido e ressuscitado para nosso perdão, nova vida e esperança do céu. Obrigado por recebermos no batismo e na Palavra, a imagem do teu Filho Jesus, para vivermos em harmonia contigo, conosco mesmos e com o nosso semelhante. Amém.