Publicado em: 26 de maio de 2018
A verdade a ser proclamada

Para: Sábado, 26 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: Atos 2.29-36

“Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias.” (At 2.36)

No capítulo 2 do livro de Atos dos Apóstolos, temos um dos discursos mais eficazes do ponto de vista evangelístico. Nele vemos que o apóstolo Pedro discursou para uma multidão e de acordo com Atos 2.41, “naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus”.

Mas qual teria sido o diferencial do discurso do apóstolo Pedro? O apóstolo Pedro teria prometido curas milagrosas? Apesar dele até mesmo ter realizado algumas curas, esse não foi o foco de sua pregação. Quem sabe Pedro teria falado palavras agradáveis aos ouvidos dos israelitas? Na realidade Pedro pregou palavras duras aos israelitas, a ponto de dizer que eles haviam crucificado Jesus. Ele lhes disse: “Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias” (At 2.36).

O que teria feito com que três mil pessoas fossem convertidas em um único dia?! Na realidade, não foram promessas vazias e terrenas, e nem mesmo a eloquência de Pedro que realizaram aquele grande milagre evangelístico. Não foi nada além da verdade que precisa ser proclamada. E que verdade é essa? A verdade de que Jesus foi crucificado, mas não permaneceu no túmulo. Como profetizou Davi: “Ele não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo apodreceu na sepultura” (At 2.31).

A verdade que precisa ser proclamada continua sendo a que Pedro proclamou: Jesus é o Messias, o Salvador! Talvez não haja mais conversões coletivas tão expressivas como a que ocorreu em Atos 2. Mas a mensagem que ele proclamou continua sendo a única capaz de conceder perdão e salvação.

Oremos: Amado Pai celestial, que eu não me deixe levar por discursos bonitos e atraentes aos meus ouvidos, e que eu jamais deixe de lado a verdade de que Jesus é o meu único e suficiente Salvador. Capacita-me a proclamar essa verdade em minha vida. Amém.