Publicado em: 04 de abril de 2018
A paz de Deus

Para: Quarta-feira, 04 de abril de 2018

Texto: João 20.19-29

“Então Jesus disse de novo: — Que a paz esteja com vocês!” (Jo 20.21)

O que significa paz? Não há como definir paz em sua plenitude aqui na Terra. Mas já houve paz perfeita na Terra. Foi quando Deus criou tudo e viu que era muito bom, conforme lemos no livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 31: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom”.

Deus criou tudo perfeito, santo, e havia paz perfeita na Terra. Infelizmente, essa paz terminou quando Adão e Eva, o primeiro casal, foram tentados por Satanás e desobedeceram à ordem de Deus para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal, conforme lemos no capítulo 2 de Gênesis, versículos 16 e 17: “Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá”.

Por isso, sofremos as consequências da imperfeição no mundo em que vivemos. Diante disso, não há condições de haver paz perfeita, por causa do pecado que habita em todos nós. Mas no evangelho de João 20.21, lemos: “Então Jesus disse de novo: — Que a paz esteja com vocês!” Temos Deus restabelecendo a paz que precisamos! Era domingo de Páscoa. Jesus está vivo e por três vezes diz: “Que a paz esteja com vocês!” Os discípulos estavam com muito medo, trancados e precisavam de paz confortadora para a dor da perseguição e do sofrimento. E Jesus trouxe a paz.

E nós precisamos de paz para enfrentar o dia a dia da violência, da intolerância, da falta de amor na família, dos problemas do emprego e da consciência pesada. A paz de Deus é para estar dentro de cada um de nós. A paz de Deus é a certeza de que somos amados, perdoados, e que Jesus estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos, quando finalmente estaremos em definitivo com Deus na paz perfeita da eternidade.

Oremos: Obrigado, Deus, pela paz em Jesus Cristo. Ajuda-me para que essa paz guie minha vida em direção ao céu, onde há paz eterna. Amém.