Publicado em: 07 de outubro de 2017
A ajuda que todos precisam

Para: Sábado, 07 de outubro de 2017

Texto: Hebreus 2.14-18

 “E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.” (Hb 2.18)

Você conhece a oração do Pai Nosso? Ela foi ensinada por Jesus e é considerada como a oração modelo e a mais completa que existe. Nela há diversos pedidos. Entre eles Jesus nos ensina a pedir: “Não nos deixes cair em tentação.” Você já caiu em tentação?            Todos já caímos. E, o pior, não foi apenas uma vez e sabemos que estamos sujeitos a cair de novo. Precisamos, todos nós, de ajuda para não cairmos. Por isso pedimos ajuda. E quem pode nos ajudar? Será que existe ou existiu algum ser humano que não caiu em tentação?

De fato, só sabemos de um homem que conseguiu tamanho feito: Jesus Cristo. E ele foi tentado, muito tentado. Aproximadamente quando tinha trinta anos, ele foi ao deserto e por lá ficou quarenta dias sem comer. Quando já estava fraco, o próprio Diabo apareceu para tentá-lo. A ele foi oferecido tudo que o homem deseja: poder, dinheiro, comida, “status”. E o que Jesus fez? Sofreu, mas não caiu em tentação.

Como ele conseguiu isso? Ele era santo. Não tinha pecado. Ele foi cem por cento obediente a Deus. Você consegue ser como ele? Não, não conseguimos. Por isso só temos uma saída: Jesus Cristo. Na carta aos Hebreus lemos que “agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18).

Ele pode nos ajudar e já o fez! Exatamente! Quando se entregou aos soldados para ser preso, torturado e condenado à morte ele estava nos ajudando. Ali na cruz ele estava pagando por nossos pecados. E depois de ressuscitar ele prometeu estar ao nosso lado até o final. Nele temos forças para dizer não às tentações e encontrar o perdão quando, arrependidos, pedimos que nos perdoe.

Oremos: Jesus querido, ajuda-me a ser forte diante das tentações. Sei que sou fraco, mas tu és forte e venceu o pecado. Sei que me amas e me perdoas, por isso peço que fortaleças a minha fé. Amém.